quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Wanderzé Mouriburgo



Estamos diante da reunião de duas almas quase gêmeas do mundo do futebol que, quis o destino,  estejam diante de momentos decisivos da carreira no mesmo dia, hoje, 25 de janeiro.
Dá pra dizer que José Mourinho e Wanderley Luxemburgo são treinadores grife.
Um em escala mundial e outro em escala nacional, brasileira. 2 multicampeões.
Dá pra dizer que José Mourinho e Wanderley Luxemburgo prezam a elegância e são, reconhecidamente, competentes no ofício de treinador de futebol.
Mas por que, então, não param de dizer que os 2 estão pela bola 7 e que se não conseguirem uma quarta-feira vitoriosa, vão terminar a quinta desempregados?
Luxemburgo e Mourinho coincidem em muitos aspectos. Um deles nada agradável.
Eles se consideram mais importantes que os jogadores que dirigem. São problemáticos, falam demais e brigam demais dentro e fora do elenco.
Luxemburgo com um agravante. Desde 2004, quando foi campeão brasileiro pelo Santos, não faz um trabalho que encha os olhos de público e crítica.
Dizem que se perdeu com preocupações extra-campo, que envolvem outros interesses e alguns vícios, no caso o jogo.
Wanderley que nasceu Vanderlei, já foi gato, teve identidade forjada, já enfrentou problemas com o Leão do imposto de renda, já viu o sonho de dirigir a seleção brasileira numa Copa do Mundo evaporar.
José Mourinho não carrega essa bagagem pesada de problemas não futebolísticos, mas também já mostrou ser um camarada problemático dentro do vestiário.
Agora, no Real, os rumores são de que o clima com boa parte dos jogadores é o pior possível. Sérgio Ramos negou para a direção do clube espanhol que resolveu logo intervir. Mas....
Luxemburgo não tem clima com jogadores importantes do elenco do Flamengo desde o fim do ano passado. Leonardo Moura e Ronaldinho Gaúcho terminaram o ano com uma convivência pouco saudável com o comandante. Mas no caso do Flamengo, a direção do clube resolveu empurrar a sujeira pra debaixo da pré-temporada e permitiu que a crise tomasse conta do rubro-negro nesse início de ano.
Enfim, os problemas de relacionamento dos 2 técnicos com seus jogadores estão muito ligados a teoria que eles aplicam.  Eu ganho, nós empatamos, vocês perdem.
Luxemburgo e Mourinho já deram vários exemplos que nos momentos difíceis deixam transparecer que os jogadores não fizeram o que deveriam, não tiveram a coragem suficiente, não se empenharam, etc...
Hoje, os 2 estão na berlinda. O Real precisa passar pelo Barcelona (será possível?) e mesmo assim a vida de Mourinho não deve ser muito longa no clube merengue.
O Flamengo enfrenta o Real Potosi no alto de 4000 metros e se não for bem na pré-libertadores. Luxemburgo estará madurinho pra cair. Aliás, rumores internos do clube dizem que a omissa diretoria do Flamengo só não o demitiu ainda por causa da multa rescisória.
Enfim, hoje é um dia fundamental na vida de Wanderzé Mouriburgo ou Joserley Luxerinho.
Essa criatura de muitos títulos e muitos problemas está com as duas cabeças a prêmio numa quarta-feira tranquila de janeiro  


Nenhum comentário:

Postar um comentário