quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Dinheiro e felicidade


Uma pesquisa acaba de apontar novamente o Real Madird como clube mais rico do mundo. É a sétima vez seguida que os merengues espanhóis aparecem como os mais endinheirados do planeta futebol. 480 milhões de euros em receitas na temporada 2010/2011.
Uma grana gasta com fúria pelos dirigentes do clube.
Na lista das 5 maiores transferências da história, o Real Madrid aparece com quatro contratações, inclusive, a maior de todas. Christiano Ronaldo custou 94 milhões de euros em 2009.
Mas esse poderio econômico não se reflete em conquistas.
Nos 7 anos que o Real domina esse estudo dos mais ricos, os títulos são escassos:
2 ligas espanholas, 1 Supercopa espanhola e 1 Copa do Rey.
Nenhuma Champions. aliás, nem à final conseguiu chegar.
O clube dos galácticos parece se dividir. Trafega numa órbita no campo econômico e em outra no campo esportivo. Gasta muito e parece não gastar bem.
O Barcelona, segundo mais rico no mesmo estudo, gasta com contratações, mas bem menos do que o rival. Produz atletas: Xavi, Iniesta, Messi. Ganha dinheiro com o que produz em casa.
E vence: No mesmo período em que o Real  reina no campo financeiro, o Barcelona foi 2 vezes campeão do mundo, ganhou 3 champions, 5 ligas espanholas, 5 supercopas da Espanha, 2 Supercopas da Europa e até uma Copa do Rey.
Claro que a comparação com o Barcelona é cruel para ricos e pobres do futebol. Uma equipe assim é algo que acontece muito esporadicamente.
Mas os clubes deveriam refletir sobre o modo como gastam o dinheiro que arrecadam ou mesmo o dinheiro que patrocinadores resolvem investir.
Vejam o caso do Fluminense.
Desde 99 com a saúde financeira bancada pela Unimed, o tricolor ganhou títulos: 1 brasileiro, 1 Copa do Brasil, 2 estaduais.
Teve Fred, Deco, Conca, Romário, Edmundo, Roger, Washington, etc...
Será que parte desse dinheiro não poderia ter sido gasto em melhorias na formação de atletas?
Será que não renderia mais para o clube?
E  o Flamengo que contratou Ronaldinho Gaúcho, Thiago Neves, Alex Silva no ano passado?  Ganhou o estadual e a repescagem na Libertadores. Os 3 jogadores custaram aproximadamente 2 milhões de reais por mês e renderam mais confusão do que conquistas.
Os clubes, muitas vezes, gastam sem planejamento. No caso do poderoso Real Madrid, o retorno em dinheiro é quase certo.
Mas com os primos pobres do Brasil a conta é bem mais difícil de pagar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário