terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

A base de Mano e as Seleções Brasileiras


Um microfone aberto, um bom dia, uma bateria de perguntas e assim começou  o ano de 2012 para Mano Menezes. Ele não estava propriamente confortável diante dos jornalistas, como em outras oportunidades. Pareceu sentir a pressão de estar a 2 anos da Copa no Brasil, em ano de Olimpíadas e com um número grande de problemas para resolver.
Mano chamou 23 jogadores para o amistoso contra a Bósnia, dia 28, em Saint Gallen, pequena cidade suíça a 80km de Zurique.  Deixou claro que começou a fase de eliminar as experiências e trabalhar mais a base que já formou. Alguns podem não concordar, mas ela existe:
Júlio César
Daniel Alves
Thiago Silva
David Luiz
Ganso
Neymar
Damião
Esses são 7 titulares da seleção principal, 3 deles com idade olímpica.  Mano começa a acreditar mais em Marcelo para a lateral-esquerda.  Assim como Hernanes parece recuperar o espaço perdido depois da lambança no amistoso contra a França.
Se Marcelo se firmar, vai sobrar para Mano montar o meio-campo com 2 volantes, um deles com alguma capacidade de armar o jogo.  Elias é um nome que agrada muito ao treinador.  Tanto que insiste na convocação de um atleta que não se firmou na Europa. Foi mal no Atlético de Madri e não é titular do Sporting..
Mano ainda tem o seu goleiro de confiança, Jefferson, do Botafogo, que vai disputar essa vaga com Júlio César.
O técnico mostrou ainda que aposta em Ronaldinho Gaúcho para reserva de Ganso. Se irritou com perguntas sobre a ausência de Kaká e deixou a impressão de que o merengue e o rubro-negro que não vivem boa fase disputam uma vaga no time principal. Aliás, perguntas sobre a ausência de Kaká,  que tenta um retorno no Real Madrid, foram as que mais irritaram o treinador.
 Ganso é o camisa 10 dele, mas é preciso saber se o físico do santista vai colaborar.
Sobre os olímpicos,  8 convocados tem idade inferior a 23 anos.
Neymar, Leandro Damião,  Ganso e Lucas fazem parte de qualquer seleção formada no Brasil hoje . Sandro terá a chance de assumir de vez uma vaga de titular no meio-campo. Assim como Danilo na lateral-direita. Mano chamou ainda o lateral-esquerdo Alex Sandro e o goleiro Rafael.
E falou sobre uma experiência que pode ser levada para Londres. Convocou o lateral Adriano, do Barcelona, que joga tanto na esquerda como na direita e seria  uma solução no grupo olímpico que só permite 18 jogadores.
Em Maio e junho, o Brasil fará outros 4 amistosos e Mano promete deixar mais claro quais serao os jogadores de Londres. Essa base também já começa a ficar visível. Principalmente, se levarmos em conta que Mano vai convocar os 3 jogadores acima de 23 anos que o regulamento permite.
É certo que um deles será para a zaga e que o favorito é Thiago Silva
Um goleiro seria o segundo e se Adriano for bem, o terceiro seria o lateral.
As primeiras cartas já estão sobre a mesa. Vamos esperar pelos próximos lances do treinador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário